segunda-feira, 6 de maio de 2013

Taça Fundação Inatel - Final


Graça do Divor 3 - 0 Sabugueiro



A Graça do Divor é Heptacampeã do Inatel de Évora, depois de no passado fim-de-semana ter conquistado a taça junta agora também o campeonato e faz a tão desejada dobradinha.

Uma final disputada no Campo Cunha Rivara em Arraiolos numa tarde solarenga, e já bem quentinha, a convidar o público a assistir aos jogos ali disputados essa tarde. Publico esse que respondeu afirmativamente a esse convite e encheu as bancadas. Desde já gostava de felicitar os nossos adeptos que por vezes parecem andar um pouco arredados dos nossos jogos mas desta feita responderam em bom numero a fazer frente á massa humana que costuma acompanhar o nosso adversário a equipa do Sabugueiro.

O adversário era o velho conhecido Sabugueiro equipa que tem trabalhado muito para conquistar algo nestas competições do Inatel de Évora mas que tem caído sempre aos pés da Graça do Divor nos momentos decisivos. O acréscimo do valor de quase todas as equipas do Inatel apenas engradecem mais este nosso feito de sermos campeões. A equipa do Sabugueiro é uma dessas equipas este ano era a única equipa a quem a Graça não tinha conseguido vencer, posto isto tínhamos consciência que as dificuldades que nos esperavam eram bastantes.

O jogo começou bastante cauteloso de ambas as equipas procurando chegar perto da baliza mas sem quererem arriscar em demasia, o Sabugueiro teve um ligeiro ascendente nesta fase inicial beneficiando de alguns pontapés de canto e livres que acabavam em cruzamentos para área e que criavam algum desconforto á nossa equipa. Aos poucos fomos equilibrando o jogo e chegando também perto da baliza adversária sem criar perigo de maior, o jogo não era um jogo muito bonito mas era de muita entrega de parte a parte. A caminhar a passos largos para o intervalo o marcador continuava inalterado, até que se chegou aos momentos chave do jogo, ataque da Graça pelo lado direito com cruzamento a ser intercetado com a mão dentro da área, penalti claríssimo que ficou por assinalar, no seguimento do lance e após recuperarmos a bola novamente Silva é lançado nas costas da defesa e isolado não perdoou e fez o primeiro da partida, lance que provocou muitos protestos da equipa adversária, aliás ficaram parados a pedir um hipotético fora de jogo e a assistir á caminhada triunfal de Silva para o golo. Os jogadores do Sabugueiro de cabeça perdida excederam-se nos protestos o que resultaria na expulsão de um jogador.

Para a segunda parte a tarefa do Sabugueiro estava muito dificultada e tinha de arriscar tudo se queria discutir o resultado, e foi isso que fez, como se costuma dizer na gíria “meteu a carne toda no assador”. Ao fazer isso desguarneceu um pouco a sua defensiva e embora equilibra-se as coisas no meio campo e no ataque, na defesa a cada bola que era colocada nos nossos atacantes eram lances muito perigosos que podiam matar o jogo a nosso favor, Silva isolado e Tátá num remate intercetado em cima da linha de golo estiveram perto desse momento. Na defensiva fechamos bem os caminhos da nossa baliza sempre na esperança de o golo da tranquilidade aparecer, até que Almeida dá um “safanão” no jogo muito aguerrido e pouco vistoso que se presenciava, e com um toque de pura magia só ao alcance dos grandes jogadores tira um adversário do caminho ganha a linha de fundo e cruza onde aparece Silva, mais uma vez, a bisar para o golo da tranquilidade. Após este golo os ânimos aqueceram ainda mais e depois de arrufo entre jogadores acontecem mais duas expulsões uma para cada lado. O Sabugueiro continuou a lutar pelo jogo como podia mas a toada mantinha-se e mais golos eram de esperar para a Graça, o que viria a acontecer por Tátá que após passe de Marquinhos chutou com raiva para o golo, o melhor marcador da equipa e que á muito procurava o golo nesta final. Até final em termos de jogo pouco mais á a registar tirando mais uma expulsão por acumulação de amarelos para o nosso lado e outra para o Sabugueiro com mais um jogador de cabeça perdida a agredir o Arbitro.


Estão de parabéns os Heptacampeões: Amêndoa, Ivo, Fialho, R.Varela, N.Caeiro, Vinagre, Marco, Wilson, Almeida, Marquinho, Bandeira, Seco, L.Varela, Jorge Avó, Taliban, Silva, Carmelo, Milton, Jiboia, Tátá, Zé da Paz, David, Manuel Ramalho, Guerra, Diogo Pereira, Carlos Piteira, Nuno Deus, Bento Varela e Luís Caroço.

Sem comentários: